Voltar a Planos de Formação

Anteriores

2021

2020

2019

  • Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
  • Atividades de curta duração realizadas (Pessoal docente)
  • Atividades de formação realizadas (Pessoal não docente)
  • V COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AUTONOMIA
  • VIII ENCONTRO(S) DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • DAS APRENDIZAGENS CURRICULARES ÀS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS – PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO 1º CICLO
  • AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (T1)
  • AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (T2)
  • METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA E DINÂMICAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO (T1)
  • METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA E DINÂMICAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO (T2)
  • APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (T1)
  • APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (T2)
  • APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (PND)
  • UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA GRÁFICA EM AMBIENTE LABORATORIAL
  • REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NÍVEL I (T1)
  • REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NÍVEL I (T2)
  • ACD – DO PERFIL DOS ALUNOS À OPERACIONALIZAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CURRICULAR
  • ACD – CRIATIVIDADE: A CHAVE PARA A GESTÃO DO STRESS
  • ACD – UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DO XADREZ
  • ACD – ESTRATÉGIAS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUMATIVA, METODOLOGIAS, ATORES, INSTRUMENTOS…
  • ACD – CAMINHOS PARA A DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
  • ACD – AVALIAR PARA O SUCESSO EDUCATIVO
  • ACD – FLEXIBILIDADE CURRICULAR PARA A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS
  • ACD – FLEXIBILIDADE CURRICULAR: OPERACIONALIZAÇÃO DE EQUIPAS EDUCATIVAS E DE AÇÃO EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR
  • ACD – WORKSHOP MENTES SORRIDENTES
  • ACD – I COLÓQUIO: TERRAS DE ULVÁRIA
  • ACD – CANCRO: SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO
  • ACD – PONTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: BRINCAR E ELOGIAR
  • ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: INCENTIVOS E RECOMPENSAS
  • ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: IGNORAR E TEMPO DE PAUSA 
  • ACD – REAÇÕES AO TRAUMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • ACD – COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI

 

2018

  • Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
  • Atividades de formação realizadas (Pessoal não docente)
  • IV COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: – SABERES, ATITUDES E PRÁTICAS FACE À DIVERSIDADE
  • VII ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • PROMOVER O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO  (T2)
  • O GEOGEBRA, FOLHA GRÁFICA 3D UMA FERRAMENTA DE APOIO ÀS METAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA (T1)
  • O GEOGEBRA, FOLHA GRÁFICA 3D UMA FERRAMENTA DE APOIO ÀS METAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA (T2)
  • APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: METODOLOGIAS DE AÇÃO CURRICULAR INTEGRADA E CONTEXTUALIZADA
  • (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T1)
  • (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T2)
  • (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T3)
  • (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T4)
  • (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T5)
  • ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NO 1º CEB
  • PEDAGOGIAS INOVADORAS DIFERENCIADAS NA AULA DE PORTUGUÊS
  • POTENCIALIDADES DA ESCRITA LÚDICA E CRIATIVA NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A ESCRITA FORMAL E UTILITÁRIA
  • CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ARTICULAÇÃO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS
  • COMPORTAMENTO, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS: PROJETOS E ESTRATÉGIAS NA TURMA E NA ESCOLA
  • REGIME LEGAL DA INCLUSÃO ESCOLAR: NOVO PARADIGMA DA ESCOLA INCLUSIVA
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
  • PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO ALINHADAS COM O QECR
  • ALUNOS COM NEE: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS A DESENVOLVER EM CONTEXTO SALA DE AULA
  • OFICINA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO
  • ACD – SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: “UM GALO SOZINHO NÃO TECE O AMANHÔ
  • ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T1)
  • ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T2)
  • ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T3)
  • ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T2)
  • ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T3)
  • ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T4)
  • ACD – JORNADAS “SABER E PARTILHAR” NO AEOH
  • ACD – REAÇÕES AO TRAUMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • ACD – APERFEIÇOAMENTO DAS TÉCNICAS DE SOCORRISMO
  • ACD – DIÁLOGO SOBRE AFETOS
  • ACD – LITERACIA EM SAÚDE ORAL
  • ACD – APRE(E)NDER E PARTILHAR PARA MELHORAR
  • CICLO DE (IN)FORMAÇÃO – ACOMPANHAMENTO(S) EDUCATIVO(S) NA ESCOLA (PND)

 

2017

  • Atividades de formação realizadas
  • A BIBLIOTECA ESCOLAR E O MUNDO DIGITAL
  • VI ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • III COLÓQUIO  RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: CONHECER O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PARA IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR
  • OFICINA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO
  • V PARTILHAR PARA CRESCER
  • EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE NA REGIÃO DE COIMBRA
  • SUPORTE BÁSICO DE VIDA
  • ELETRÓNICA DIGITAL
  • TECNOLOGIA DE SISTEMAS LÓGICOS
  • (TRANS)FORMAR TÁBUA: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO
  • EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
  • AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – COLORADD
  • DA PRIMEIRA INFÂNCIA… À ADOLESCÊNCIA
  • TRABALHO EM EQUIPA: JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM BASE NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
  • TRABALHO EM EQUIPA: UM SUPORTE NA COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO À LUZ DAS NOVAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
  • RELANG: O QECR E A AVALIAÇÃO
  • COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS: A ESCOLA COMO ESPAÇO PREVENTIVO
  • HIPERATIVIDADE E DEFICIT DE ATENÇÃO: DOS MITOS AO CONHECIMENTO CIENTIFICO
  • PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

2016

  • Atividades de formação realizadas (docentes)
  • Atividades de formação realizadas (não docentes)
  • OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EMPREENDEDORISMO
  • EXCEL: APOIO À ATIVIDADE DOCENTE  (Atividade 1 – AE Góis)
  • EXCEL: APOIO À ATIVIDADE DOCENTE (Atividade 2 – AE Góis)
  • PROJETO EDUCATIVO LOCAL: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE O TERRITÓRIO
  • A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA AÇÃO DO DOCENTE (Atividade 1 – AE Pampilhosa da Serra)
  • A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA AÇÃO DO DOCENTE (Atividade 2 – AE Góis)
  • PLANEAMENTO DA AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS
  • EXPERIMENTAR PARA DESCOBRIR…
  • II COLÓQUIO: RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: ATITUDES, ESTRATÉGIAS E RECURSOS POSITIVOS
  • V ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • SUPORTE BÁSICO DE VIDA (Atividade 1 – AE Oliveira do Hospital)
  • SUPORTE BÁSICO DE VIDA (Atividade 2 – AE Oliveira do Hospital)
  • TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR: DESAFIO DA ESCOLA INCLUSIVA
  • A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NO DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE OPERACIONAL (PND – Atividade 1 – AE Góis)
  • A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NO DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE OPERACIONAL (PND – Atividade 2 – AE Góis)
  • PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 1 – AE Arganil)
  • PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 2 – AE Oliveira do Hospital)
  • PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 2 – Biblioteca de Municipal de Oliveira do Hospital)

 

2015

  • Atividades de formação realizadas
  • COLÓQUIO – EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO
  • OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EMPREENDEDORISMO
  • PREZI – CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DINÂMICAS
  • III CICLO DE CONFERÊNCIAS “AS LÍNGUAS CRUZAM FRONTEIRAS”
  • COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: SENSIBILIZAR, DIFERENCIAR E FLEXIBILIZAR
  • IV ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • AS LUTAS AMADORAS EM IDADE ESCOLAR
  • PROJETO EDUCATIVO LOCAL: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ESCOLA NO TERRITÓRIO
  • EDUCADORES RESILIENTES, EDUCANDOS RESILIENTES
  • ENCADERNAÇÃO E RESTAURO DE LIVROS
  • STRESSLES: EDUCADORES RESILIENTES, EDUCANDOS RESILIENTES
  • CANCRO: SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO
  • ESCOLA PARA TODOS: O DIREITO À INCLUSÃO E À PARTICIPAÇÃO
  • LAUGHING AND LEARNING: TEACHING ENGLISH THROUGH HUMOR
  • TRABALHO COLABORATIVO COM GOOGLE DRIVE, MEO CLOUD, DROPBOX E ONEDRIVE (Atividade 1)
  • TRABALHO COLABORATIVO COM GOOGLE DRIVE, MEO CLOUD, DROPBOX E ONEDRIVE (Atividade 2)
  • SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
  • GESTÃO DE CONFLITOS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS EM CONTEXTO EDUCATIVO (PND – Atividade 1)
  • GESTÃO DE CONFLITOS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS EM CONTEXTO EDUCATIVO (PND – Atividade 2)
  • ENCADERNAÇÃO E RESTAURO DE LIVROS (PND )
  • GESTÃO DE SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS (PND )
  • CICLO DE (IN)FORMAÇÃO PARA PAIS

 

2014

  • Atividades de formação realizadas
  • Curso de formação de professores em oncologia: educação para a saúde sobre cancro em contexto escolar
  • Colóquio – educação para o empreendedorismo
  • Atividades práticas laboratoriais e experimentais no pré-escolar e no 1º ciclo (Atividade 1)
  • Atividades práticas laboratoriais e experimentais no pré-escolar e no 1º ciclo (Atividade 2)
  • Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica
  • Workshop: aprender a ensinar e ensinar a aprender
  • II Ciclo de conferências “As línguas cruzam fronteiras”
  • III Encontro(s) cidadania e responsabilidade socio ambiental
  • Dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e de aprendizagem da leitura e da escrita: avaliação, diagnóstico e intervenção
  • Aplicações pedagógicas da multimédia – módulo i (imagem e áudio digital)
  • Métodos de ensino/aprendizagem criativos
  • Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 1)
  • Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 2)
  • Matemática: quando o passo (entre o jardim de infância e o 1º ciclo) é maior que a perna…
  • Edição de imagem com Photoshop e construção de materiais educativos
  • Seminário “Dislexia – teoria, diagnóstico e intervenção” (Atividade 1)
  • Seminário “Dislexia – teoria, diagnóstico e intervenção” (Atividade 2)
  • Gestão de conflitos pessoais e institucionais em contexto educativo (PND)

 

2013

  • Atividades de formação realizadas
  • II Encontro(s): Cidadania e responsabilidade sócio ambiental
  • Ciclo de Conferências “As línguas cruzam fronteiras
  • O papel dos Assistentes Operacionais nas escolas
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Sec. Oliveira do Hospital)
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Sec. Oliveira do Hospital)
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Agrupamento de Escolas de Arganil)
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Agrupamento de Escolas de Arganil)
  • Ferramentas online de consulta, partilha e organização de informação
  • Potencialidades da plataforma Moodle no processo ensino/aprendizagem
  • Avaliar docentes dos quadros de escola/agrupamento segundo o Decreto Regulamentar nº 26/2012 de 21 de Janeiro
  • Educação para os afetos – a importância das competências sociais
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
  • Excel: apoio à atividade docente (Atividade 3 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
  • Excel: apoio à atividade docente (Agrupamento de Escolas de Tábua)
  • Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 1)
  • Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 2)
  • Matemática: novo programa, novo desafio!
  • Matemática: quando o passo (entre o Jardim de Infância e o 1º Ciclo) é maior que a perna…
  • Utilização de aplicações e ferramentas da internet e a Web 2.0 na construção de recursos educativos
  • A terminologia linguística e o desenvolvimento da competência do conhecimento explicito da língua

 

2012

  • Actividades de formação realizadas
  • Encontro(s): Cidadania e responsabilidade socioambiental
  • Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo – (Actividade 1)
  • Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo – (Actividade 2)
  • Educação para os afetos – a importância das competências sociais – (Actividade 1)
  • Educação para os afetos – a importância das competências sociais – (Actividade 2)
  • Didática das Línguas
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico no 1º CEB
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico no 2º e 3º CEB
  • Intervenção na Dislexia e na Disortografia
  • Partilha das boas práticas e experiências no Grupo 550
  • Projeto Educativo Local – o contributo da Comunidade Escolar para a construção de um território educativo sustentável
  • Workshop – Aprender e inovar com o Manual Digital
  • Electropneumática
  • A Terminologia Linguística e o desenvolvimento da competência do conhecimento explicito da Língua
  • Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança
  • Controlo de tesouraria
  • Atividades pedagógicas do quotidiano da criança – (Actividade 1)
  • Atividades pedagógicas do quotidiano da criança – (Actividade 2)
  • Primeiros socorros – tipos de acidentes e formas de atuação
  • Contabilidade Pública
  • Tecnologias da informação e da comunicação na Biblioteca Escolar – apoios aos utilizadores
  • Contratação pública – plataformas electrónicas
  • A importância do desenvolvimento pessoal do Assistente Operacional na escola

 

2011

  • Actividades de Formação realizadas
  • Formação de Públicos Estratégicos para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género
  • Hora da Controvérsia – Novas Práticas para a construção de uma região solidária
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 1)
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 2)
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 3)
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 4)
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 5)
  • Histórias de vida e portefólios na educação e formação de pessoas adultas
  • Formação e desenvolvimento humano: o que trazem de novo os portefólios reflexivos?
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico I
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 1)
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 2)
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 3)
  • Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 4)
  • Encontro(s) – Biblioteca: desafios na sociedade actual
  • Sensibilização em igualdade de género (pessoal docente)
  • Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal docente)
  • Quadros interactivos multimédia em contexto educativo – (Actividade 1)
  • Quadros interactivos multimédia em contexto educativo – (Actividade 2)
  • Avaliação do desempenho docente – como articular os padrões de desempenho com os instrumentos de registo?
  • Liderar a mudança, implementar a melhoria, procurar a excelência – CAF como instrumento metodológico
  • Prevenção do uso e abuso de substâncias psicoactivas/drogas e de atitudes e comportamentos de risco
  • Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal não docente) – (Actividade 1)
  • Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal não docente) – (Actividade 2)
  • Contratação pública: da ação à prática
  • Técnicas de socorrismo
  • Ensinar gramática no ensino básico
  • O excel: apoio à atividade docente
  • Hiperatividade défice de atenção e comportamentos antissociais
  • Relações humanas na comunidade pedagógica
  • Arquivo – organização e manutenção

 

2010

  • Actividades de Formação PTE realizadas
  • O Professor como Agente de Prevenção
  • Formação de Públicos Estratégicos para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género
  • A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção
  • A Terminologia Linguística e o Desenvolvimento da Competência de Conhecimento Explícito da Língua
  • A Cidadania Europeia e a Dimensão Europeia na Educação
  • Colóquio: Promover o melhor clima das Escolas – dos problemas às soluções
    Formação sobre Cidadania (Actividade 1)
  • Formação sobre Cidadania (Actividade 2)
    Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 1)
  • Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 2)
    Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 3)
    Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 4)
  • Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 5)
  • O Professor como Agente de Prevenção
  • Hora da Controvérsia – Novas Práticas para a construção de uma região solidária
  • Questões de Implementação do Decreto-Lei nº 3 e da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde)

 

2009

  • Actividades de Formação Realizada
  • Geometria Dinâmica na Aula de Matemática
  • Manutenção de Hardware e Redes
  • Avaliar por Competências na Língua Estrangeira – Inglês
  • Técnicas para a Gestão de uma Oficina de Escrita
  • Fitnessgram – Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente
  • Multiculturalidade e Movimento – Introdução às Tecnologias Musicais
  • Animatrofe – Aplicação Didática para o Ensino da Comunicação e Expressão Visual
  • O Ensino Experimental das Ciências, Ciências Físico-Químicas e da Matemática
  • O Amor Humano nos Novos Programas de EMRC
  • Definição de Orientações Curriculares Mínimas para a Educação Pré-Escolar – Entre a Teoria e a Aplicação
  • A História Local e o(s) Património(s) na Educação para a Vida e ao Longo da Vida
  • Promover o Ensino Experimental das Ciências no Pré-Escolar e no 1º Ciclo
  • Sistemas de Informação Geográfica
  • Centro Novas Oportunidades – Missão, Papeis e Funções
  • Educação Sexual para quê?! / Como Educar para a Igualdade do Género
  • Formação de Professores em Empreendedorismo
  • Tecnologia e Inclusão na Educação Especial
  • Seminário Avaliação de Desempenho Docente – a classificação na avaliação de desempenho
  • Seminário Observação de Aulas
  • Organização e Animação de Bibliotecas Escolares (pessoal não docente)
  • Organização e Manutenção de Laboratórios na Escola (pessoal não docente)
  • Desafios e Fios da Escola Inclusiva (pessoal não docente)