2024
- Atividades de formação realizadas
- X COLÓQUIO RESPONDER AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: INTEGRAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS MIGRANTES
- XIII ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (a decorrer)
2023
- Atividades de formação realizadas
- IX COLÓQUIO RESPONDER AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS NA ERA DIGITAL
- XII ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
2022
- Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
- VIII COLÓQUIO RESPONDER AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS
- XI ENCONTRO(S) DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
2021
- Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
- VII COLÓQUIO: RESPONDER AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RECURSOS E AMBIENTES DIGITAIS
- X ENCONTRO(S) DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
2020
- Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
- Atividades de formação realizadas (Pessoal não docente)
- VI COLÓQUIO: RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA – INOVAR PARA MELHOR AVALIAR E APRENDER
- IX ENCONTRO(S) DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
2019
- Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
- Atividades de curta duração realizadas (Pessoal docente)
- Atividades de formação realizadas (Pessoal não docente)
- V COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AUTONOMIA
- VIII ENCONTRO(S) DE CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- DAS APRENDIZAGENS CURRICULARES ÀS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS – PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO 1º CICLO
- AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (T1)
- AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR (T2)
- METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA E DINÂMICAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO (T1)
- METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA E DINÂMICAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO (T2)
- APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (T1)
- APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (T2)
- APLICAÇÃO ESCOLA 360 – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE ALUNO DESDE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO ENSINO SECUNDÁRIO (PND)
- UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA GRÁFICA EM AMBIENTE LABORATORIAL
- REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NÍVEL I (T1)
- REGIME JURÍDICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NÍVEL I (T2)
- ACD – DO PERFIL DOS ALUNOS À OPERACIONALIZAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CURRICULAR
- ACD – CRIATIVIDADE: A CHAVE PARA A GESTÃO DO STRESS
- ACD – UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DO XADREZ
- ACD – ESTRATÉGIAS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUMATIVA, METODOLOGIAS, ATORES, INSTRUMENTOS…
- ACD – CAMINHOS PARA A DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- ACD – AVALIAR PARA O SUCESSO EDUCATIVO
- ACD – FLEXIBILIDADE CURRICULAR PARA A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS
- ACD – FLEXIBILIDADE CURRICULAR: OPERACIONALIZAÇÃO DE EQUIPAS EDUCATIVAS E DE AÇÃO EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR
- ACD – WORKSHOP MENTES SORRIDENTES
- ACD – I COLÓQUIO: TERRAS DE ULVÁRIA
- ACD – CANCRO: SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO
- ACD – PONTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: BRINCAR E ELOGIAR
- ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: INCENTIVOS E RECOMPENSAS
- ACD – PROGRAMA “ANOS INCRÍVEIS”: IGNORAR E TEMPO DE PAUSA
- ACD – REAÇÕES AO TRAUMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- ACD – COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI
2018
- Atividades de formação realizadas (Pessoal docente)
- Atividades de formação realizadas (Pessoal não docente)
- IV COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: – SABERES, ATITUDES E PRÁTICAS FACE À DIVERSIDADE
- VII ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- PROMOVER O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO (T2)
- O GEOGEBRA, FOLHA GRÁFICA 3D UMA FERRAMENTA DE APOIO ÀS METAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA (T1)
- O GEOGEBRA, FOLHA GRÁFICA 3D UMA FERRAMENTA DE APOIO ÀS METAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA (T2)
- APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: METODOLOGIAS DE AÇÃO CURRICULAR INTEGRADA E CONTEXTUALIZADA
- (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T1)
- (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T2)
- (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T3)
- (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T4)
- (RE)AGIR NA INDISCIPLINA (T5)
- ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NO 1º CEB
- PEDAGOGIAS INOVADORAS DIFERENCIADAS NA AULA DE PORTUGUÊS
- POTENCIALIDADES DA ESCRITA LÚDICA E CRIATIVA NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A ESCRITA FORMAL E UTILITÁRIA
- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ARTICULAÇÃO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS
- COMPORTAMENTO, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS: PROJETOS E ESTRATÉGIAS NA TURMA E NA ESCOLA
- REGIME LEGAL DA INCLUSÃO ESCOLAR: NOVO PARADIGMA DA ESCOLA INCLUSIVA
- A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
- PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO ALINHADAS COM O QECR
- ALUNOS COM NEE: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS A DESENVOLVER EM CONTEXTO SALA DE AULA
- OFICINA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO
- ACD – SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: “UM GALO SOZINHO NÃO TECE O AMANHÔ
- ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T1)
- ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T2)
- ACD – METODOLOGIAS E PRÁTICAS COLABORATIVAS COM PROFESSORES: PARA UMA PROFISSIONALIDADE MAIS PARTILHADA (T3)
- ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T2)
- ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T3)
- ACD – DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA? (T4)
- ACD – JORNADAS “SABER E PARTILHAR” NO AEOH
- ACD – REAÇÕES AO TRAUMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- ACD – APERFEIÇOAMENTO DAS TÉCNICAS DE SOCORRISMO
- ACD – DIÁLOGO SOBRE AFETOS
- ACD – LITERACIA EM SAÚDE ORAL
- ACD – APRE(E)NDER E PARTILHAR PARA MELHORAR
- CICLO DE (IN)FORMAÇÃO – ACOMPANHAMENTO(S) EDUCATIVO(S) NA ESCOLA (PND)
2017
- Atividades de formação realizadas
- A BIBLIOTECA ESCOLAR E O MUNDO DIGITAL
- VI ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- III COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: CONHECER O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PARA IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR
- OFICINA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO
- V PARTILHAR PARA CRESCER
- EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE NA REGIÃO DE COIMBRA
- SUPORTE BÁSICO DE VIDA
- ELETRÓNICA DIGITAL
- TECNOLOGIA DE SISTEMAS LÓGICOS
- (TRANS)FORMAR TÁBUA: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DO TERRITÓRIO
- EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
- AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – COLORADD
- DA PRIMEIRA INFÂNCIA… À ADOLESCÊNCIA
- TRABALHO EM EQUIPA: JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM BASE NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
- TRABALHO EM EQUIPA: UM SUPORTE NA COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO À LUZ DAS NOVAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
- RELANG: O QECR E A AVALIAÇÃO
- COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS: A ESCOLA COMO ESPAÇO PREVENTIVO
- HIPERATIVIDADE E DEFICIT DE ATENÇÃO: DOS MITOS AO CONHECIMENTO CIENTIFICO
- PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
2016
- Atividades de formação realizadas (docentes)
- Atividades de formação realizadas (não docentes)
- OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EMPREENDEDORISMO
- EXCEL: APOIO À ATIVIDADE DOCENTE (Atividade 1 – AE Góis)
- EXCEL: APOIO À ATIVIDADE DOCENTE (Atividade 2 – AE Góis)
- PROJETO EDUCATIVO LOCAL: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE O TERRITÓRIO
- A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA AÇÃO DO DOCENTE (Atividade 1 – AE Pampilhosa da Serra)
- A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA AÇÃO DO DOCENTE (Atividade 2 – AE Góis)
- PLANEAMENTO DA AÇÃO ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS
- EXPERIMENTAR PARA DESCOBRIR…
- II COLÓQUIO: RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: ATITUDES, ESTRATÉGIAS E RECURSOS POSITIVOS
- V ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- SUPORTE BÁSICO DE VIDA (Atividade 1 – AE Oliveira do Hospital)
- SUPORTE BÁSICO DE VIDA (Atividade 2 – AE Oliveira do Hospital)
- TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR: DESAFIO DA ESCOLA INCLUSIVA
- A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NO DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE OPERACIONAL (PND – Atividade 1 – AE Góis)
- A GESTÃO DO STRESS EM CONTEXTO ESCOLAR – PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NO DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE OPERACIONAL (PND – Atividade 2 – AE Góis)
- PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 1 – AE Arganil)
- PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 2 – AE Oliveira do Hospital)
- PRIMEIROS SOCORROS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (PND – Atividade 2 – Biblioteca de Municipal de Oliveira do Hospital)
2015
- Atividades de formação realizadas
- COLÓQUIO – EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO
- OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EMPREENDEDORISMO
- PREZI – CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DINÂMICAS
- III CICLO DE CONFERÊNCIAS “AS LÍNGUAS CRUZAM FRONTEIRAS”
- COLÓQUIO – RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA: SENSIBILIZAR, DIFERENCIAR E FLEXIBILIZAR
- IV ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
- AS LUTAS AMADORAS EM IDADE ESCOLAR
- PROJETO EDUCATIVO LOCAL: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ESCOLA NO TERRITÓRIO
- EDUCADORES RESILIENTES, EDUCANDOS RESILIENTES
- ENCADERNAÇÃO E RESTAURO DE LIVROS
- STRESSLES: EDUCADORES RESILIENTES, EDUCANDOS RESILIENTES
- CANCRO: SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO
- ESCOLA PARA TODOS: O DIREITO À INCLUSÃO E À PARTICIPAÇÃO
- LAUGHING AND LEARNING: TEACHING ENGLISH THROUGH HUMOR
- TRABALHO COLABORATIVO COM GOOGLE DRIVE, MEO CLOUD, DROPBOX E ONEDRIVE (Atividade 1)
- TRABALHO COLABORATIVO COM GOOGLE DRIVE, MEO CLOUD, DROPBOX E ONEDRIVE (Atividade 2)
- SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
- GESTÃO DE CONFLITOS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS EM CONTEXTO EDUCATIVO (PND – Atividade 1)
- GESTÃO DE CONFLITOS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS EM CONTEXTO EDUCATIVO (PND – Atividade 2)
- ENCADERNAÇÃO E RESTAURO DE LIVROS (PND )
- GESTÃO DE SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS (PND )
- CICLO DE (IN)FORMAÇÃO PARA PAIS
2014
- Atividades de formação realizadas
- Curso de formação de professores em oncologia: educação para a saúde sobre cancro em contexto escolar
- Colóquio – educação para o empreendedorismo
- Atividades práticas laboratoriais e experimentais no pré-escolar e no 1º ciclo (Atividade 1)
- Atividades práticas laboratoriais e experimentais no pré-escolar e no 1º ciclo (Atividade 2)
- Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica
- Workshop: aprender a ensinar e ensinar a aprender
- II Ciclo de conferências “As línguas cruzam fronteiras”
- III Encontro(s) cidadania e responsabilidade socio ambiental
- Dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e de aprendizagem da leitura e da escrita: avaliação, diagnóstico e intervenção
- Aplicações pedagógicas da multimédia – módulo i (imagem e áudio digital)
- Métodos de ensino/aprendizagem criativos
- Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 1)
- Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 2)
- Matemática: quando o passo (entre o jardim de infância e o 1º ciclo) é maior que a perna…
- Edição de imagem com Photoshop e construção de materiais educativos
- Seminário “Dislexia – teoria, diagnóstico e intervenção” (Atividade 1)
- Seminário “Dislexia – teoria, diagnóstico e intervenção” (Atividade 2)
- Gestão de conflitos pessoais e institucionais em contexto educativo (PND)
2013
- Atividades de formação realizadas
- II Encontro(s): Cidadania e responsabilidade sócio ambiental
- Ciclo de Conferências “As línguas cruzam fronteiras“
- O papel dos Assistentes Operacionais nas escolas
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Sec. Oliveira do Hospital)
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Sec. Oliveira do Hospital)
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Agrupamento de Escolas de Arganil)
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Agrupamento de Escolas de Arganil)
- Ferramentas online de consulta, partilha e organização de informação
- Potencialidades da plataforma Moodle no processo ensino/aprendizagem
- Avaliar docentes dos quadros de escola/agrupamento segundo o Decreto Regulamentar nº 26/2012 de 21 de Janeiro
- Educação para os afetos – a importância das competências sociais
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 1 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 2 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
- Excel: apoio à atividade docente (Atividade 3 – Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas)
- Excel: apoio à atividade docente (Agrupamento de Escolas de Tábua)
- Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 1)
- Leitura e escrita na dificuldade intelectual e desenvolvimental: construção de materiais (Atividade 2)
- Matemática: novo programa, novo desafio!
- Matemática: quando o passo (entre o Jardim de Infância e o 1º Ciclo) é maior que a perna…
- Utilização de aplicações e ferramentas da internet e a Web 2.0 na construção de recursos educativos
- A terminologia linguística e o desenvolvimento da competência do conhecimento explicito da língua
2012
- Actividades de formação realizadas
- Encontro(s): Cidadania e responsabilidade socioambiental
- Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo – (Actividade 1)
- Oficina de Formação de Professores em Empreendedorismo – (Actividade 2)
- Educação para os afetos – a importância das competências sociais – (Actividade 1)
- Educação para os afetos – a importância das competências sociais – (Actividade 2)
- Didática das Línguas
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico no 1º CEB
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico no 2º e 3º CEB
- Intervenção na Dislexia e na Disortografia
- Partilha das boas práticas e experiências no Grupo 550
- Projeto Educativo Local – o contributo da Comunidade Escolar para a construção de um território educativo sustentável
- Workshop – Aprender e inovar com o Manual Digital
- Electropneumática
- A Terminologia Linguística e o desenvolvimento da competência do conhecimento explicito da Língua
- Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança
- Controlo de tesouraria
- Atividades pedagógicas do quotidiano da criança – (Actividade 1)
- Atividades pedagógicas do quotidiano da criança – (Actividade 2)
- Primeiros socorros – tipos de acidentes e formas de atuação
- Contabilidade Pública
- Tecnologias da informação e da comunicação na Biblioteca Escolar – apoios aos utilizadores
- Contratação pública – plataformas electrónicas
- A importância do desenvolvimento pessoal do Assistente Operacional na escola
2011
- Actividades de Formação realizadas
- Formação de Públicos Estratégicos para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género
- Hora da Controvérsia – Novas Práticas para a construção de uma região solidária
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 1)
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 2)
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 3)
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 4)
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção – (Actividade 5)
- Histórias de vida e portefólios na educação e formação de pessoas adultas
- Formação e desenvolvimento humano: o que trazem de novo os portefólios reflexivos?
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico I
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 1)
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 2)
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 3)
- Projecto de formação para o novo programa de português do Ensino Básico II – Aprofundamento – (Actividade 4)
- Encontro(s) – Biblioteca: desafios na sociedade actual
- Sensibilização em igualdade de género (pessoal docente)
- Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal docente)
- Quadros interactivos multimédia em contexto educativo – (Actividade 1)
- Quadros interactivos multimédia em contexto educativo – (Actividade 2)
- Avaliação do desempenho docente – como articular os padrões de desempenho com os instrumentos de registo?
- Liderar a mudança, implementar a melhoria, procurar a excelência – CAF como instrumento metodológico
- Prevenção do uso e abuso de substâncias psicoactivas/drogas e de atitudes e comportamentos de risco
- Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal não docente) – (Actividade 1)
- Sensibilização para a prevenção e combate à violência de género (pessoal não docente) – (Actividade 2)
- Contratação pública: da ação à prática
- Técnicas de socorrismo
- Ensinar gramática no ensino básico
- O excel: apoio à atividade docente
- Hiperatividade défice de atenção e comportamentos antissociais
- Relações humanas na comunidade pedagógica
- Arquivo – organização e manutenção
2010
- Actividades de Formação PTE realizadas
- O Professor como Agente de Prevenção
- Formação de Públicos Estratégicos para Obtenção da Especialização em Igualdade de Género
- A Educação Sexual em Meio Escolar: Metodologias de Abordagem/Intervenção
- A Terminologia Linguística e o Desenvolvimento da Competência de Conhecimento Explícito da Língua
- A Cidadania Europeia e a Dimensão Europeia na Educação
- Colóquio: Promover o melhor clima das Escolas – dos problemas às soluções
Formação sobre Cidadania (Actividade 1) - Formação sobre Cidadania (Actividade 2)
Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 1) - Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 2)
Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 3)
Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 4) - Manual Digital: conteúdos pedagógicos multimédia para o 1º Ciclo – (Actividade 5)
- O Professor como Agente de Prevenção
- Hora da Controvérsia – Novas Práticas para a construção de uma região solidária
- Questões de Implementação do Decreto-Lei nº 3 e da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde)
2009
- Actividades de Formação Realizada
- Geometria Dinâmica na Aula de Matemática
- Manutenção de Hardware e Redes
- Avaliar por Competências na Língua Estrangeira – Inglês
- Técnicas para a Gestão de uma Oficina de Escrita
- Fitnessgram – Educação e Avaliação da Aptidão Física da Criança e do Adolescente
- Multiculturalidade e Movimento – Introdução às Tecnologias Musicais
- Animatrofe – Aplicação Didática para o Ensino da Comunicação e Expressão Visual
- O Ensino Experimental das Ciências, Ciências Físico-Químicas e da Matemática
- O Amor Humano nos Novos Programas de EMRC
- Definição de Orientações Curriculares Mínimas para a Educação Pré-Escolar – Entre a Teoria e a Aplicação
- A História Local e o(s) Património(s) na Educação para a Vida e ao Longo da Vida
- Promover o Ensino Experimental das Ciências no Pré-Escolar e no 1º Ciclo
- Sistemas de Informação Geográfica
- Centro Novas Oportunidades – Missão, Papeis e Funções
- Educação Sexual para quê?! / Como Educar para a Igualdade do Género
- Formação de Professores em Empreendedorismo
- Tecnologia e Inclusão na Educação Especial
- Seminário Avaliação de Desempenho Docente – a classificação na avaliação de desempenho
- Seminário Observação de Aulas
- Organização e Animação de Bibliotecas Escolares (pessoal não docente)
- Organização e Manutenção de Laboratórios na Escola (pessoal não docente)
- Desafios e Fios da Escola Inclusiva (pessoal não docente)