![]() | ANA CLÁUDIA COHEN Ana Cláudia Cohen é Licenciada em Inglês/Alemão, Mestre em Ciências da Educação e tem Especialização em Administração Escolar e em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos. É membro do Conselho de Escolas e Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que integrou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2017-2018. É autora de livros e artigos científicos sobre temáticas da educação e de várias comunicações, em encontros nacionais e internacionais, acerca de questões educativas, incluindo a Autonomia e Flexibilidade Curricular. |
![]() | CARLA LACERDA Licenciada em Matemática e Ciências da Natureza e Mestre em Gestão Curricular, tendo investigado a Diferenciação Curricular, Carla Lacerda encontra-se a ultimar sua tese de doutoramento em Políticas Educativas e Curriculares: das intencionalidades governativas às práticas curriculares dos professores. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, as suas áreas de lecionação e investigação centram-se nos estudos curriculares, nomeadamente nas práticas de gestão e diferenciação curricular, políticas educativas e avaliação. |
![]() | HÉLDER SOUSA Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hélder Sousa foi professor do Ensino Secundário de 1978 a 2004, membro da equipa responsável pela elaboração de programas no âmbito da «Reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário», coautor de manuais escolares e outros materiais didáticos, formador em ações de formação contínua, coautor de exames nacionais do ensino secundário e coordenador de equipas de avaliação externa das aprendizagens. Dirigiu os Serviços de Exames do Gabinete de Avaliação Educacional, entre 2004 e 2010, data em que assumiu as funções de diretor do Gabinete de Avaliação Educacional, atual Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação. |
![]() | FERNANDO ELIAS Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Diversidade Cultural, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e possui o Curso Superior de Estudos Especializados em Organização e Administração Escolar, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. É formador na área da formação contínua de docentes, nas áreas da organização e gestão escolar, gestão e desenvolvimento curricular, direção de turma e autoavaliação de escolas. É membro do Conselho de Escolas desde a sua génese (2007) e foi Conselheiro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP), por designação da Ministra da Educação, durante toda a vigência do mesmo. É autor da obra A escola e o desenvolvimento profissional dos docentes – Guia prático para a Avaliação de Desempenho, da Fundação Manuel Leão. É o atual Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria, que integrou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2017-2018. |
![]() | JOSÉ VÍTOR PEDROSO Licenciado em Sociologia, com Formação em Gestão Pública e formação especializada nas áreas de Organização e Avaliação da Formação, Formação de Formadores e Tecnologias Educativas, José Vítor Pedroso tem exercido, desde 1999, diversas funções de direção, coordenação e chefia de equipa de diversos organismos do Ministério da Educação e Ciência, com especial incidência nos ligados às temáticas da Informática, Recursos Digitais e Tecnologias Educativas. Desde 2014, é Diretor-Geral de Educação. |
![]() | JOSÉ TEIXEIRA José Teixeira é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves. Desde há 12 anos tem desenvolvido o Clube do Ensino Experimental das Ciências, com o intuito de conciliar as vias de aprendizagem formal e não formal. Este projeto interdisciplinar e transversal é aberto à comunidade e às iniciativas dos alunos e professores. José Teixeira foi o vencedor da primeira edição do Global Teacher Prize Portugal, em 2018, prémio que distingue professores que tenham desenvolvido iniciativas inovadoras para solucionar desafios educativos em contexto escolar. |
![]() | JORGE ASCENÇÃO (Presidente da CONFAP) Jorge Ascenção possui Licenciatura em Gestão Financeira, pelo Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, a parte curricular do Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão da Faculdade de Economia do Porto e Pós-graduações em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, pela Universidade Católica do Porto, e em Sistema Integrados de Gestão, pela Universidade Fernando Pessoa. É Presidente do Conselho Executivo da CONFAP ̶ Confederação Nacional das Associações de Pais |
![]() | LUÍSA UCHA Licenciada em Geografia e Mestre em Ciências da Educação, Área de Tecnologias Educativas, Luísa Ucha foi coautora de programas e orientações curriculares da disciplina de Geografia, tem integrado, desde 1994, diversos grupos de trabalho, equipas de missão e comissões de acompanhamento ou coordenação do Ministério da Educação e Comissão Europeia, UNICEF e OCDE e exerceu funções técnico-pedagógicas na DGIDC (Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), onde foi Diretora de Serviços de Desenvolvimento Curricular. Presentemente, é Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Educação. |
![]() | MARIA DULCE GONÇALVES Doutora em Psicologia da Educação, Psicoterapeuta e Psicóloga Educacional, com especialização em Dificuldades na Aprendizagem, Maria Dulce Gonçalves ensina e investiga na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se nas Dificuldades na aprendizagem e no Aconselhamento educacional. |
![]() | PEDRO ROSÁRIO Pedro Rosário é Doutor em Psicologia da Educação e Professor do Departamento de Psicologia Aplicada da Universidade do Minho, na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução. A sua investigação centra-se no impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, com especial enfoque na autorregulação da aprendizagem. Participa em vários projetos de investigação nacionais (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal) e internacionais (MCyT, MEC, CAPES), desenvolvendo recursos instrutivos úteis para o fomento de aprendizagens autónomas e autorreguladas. |