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Comunicadores

ANA CLÁUDIA COHEN

Ana Cláudia Cohen é Licenciada em Inglês/Alemão, Mestre em Ciências da Educação e tem Especialização em Administração Escolar e em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos.

É membro do Conselho de Escolas e Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que integrou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2017-2018.

É autora de livros e artigos científicos sobre temáticas da educação e de várias comunicações, em encontros nacionais e internacionais, acerca de questões educativas, incluindo a Autonomia e Flexibilidade Curricular.

CARLA LACERDA

Licenciada em Matemática e Ciências da Natureza e Mestre em Gestão Curricular, tendo investigado a Diferenciação Curricular, Carla Lacerda encontra-se a ultimar sua tese de doutoramento em Políticas Educativas e Curriculares: das intencionalidades governativas às práticas curriculares dos professores.

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, as suas áreas de lecionação e investigação centram-se nos estudos curriculares, nomeadamente nas práticas de gestão e diferenciação curricular, políticas educativas e avaliação.

HÉLDER SOUSA

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Hélder Sousa foi professor do Ensino Secundário de 1978 a 2004, membro da equipa responsável pela elaboração de programas no âmbito da «Reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário», coautor de manuais escolares e outros materiais didáticos, formador em ações de formação contínua, coautor de exames nacionais do ensino secundário e coordenador de equipas de avaliação externa das aprendizagens.

Dirigiu os Serviços de Exames do Gabinete de Avaliação Educacional, entre 2004 e 2010, data em que assumiu as funções de diretor do Gabinete de Avaliação Educacional, atual Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação.

FERNANDO ELIAS

Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Diversidade Cultural, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e possui o Curso Superior de Estudos Especializados em Organização e Administração Escolar, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. É formador na área da formação contínua de docentes, nas áreas da organização e gestão escolar, gestão e desenvolvimento curricular, direção de turma e autoavaliação de escolas.

É membro do Conselho de Escolas desde a sua génese (2007) e foi Conselheiro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP), por designação da Ministra da Educação, durante toda a vigência do mesmo.

É autor da obra A escola e o desenvolvimento profissional dos docentes – Guia prático para a Avaliação de Desempenho, da Fundação Manuel Leão.

É o atual Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria, que integrou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no ano letivo de 2017-2018.

JOSÉ VÍTOR PEDROSO

Licenciado em Sociologia, com Formação em Gestão Pública e formação especializada nas áreas de Organização e Avaliação da Formação, Formação de Formadores e Tecnologias Educativas, José Vítor Pedroso tem exercido, desde 1999, diversas funções de direção, coordenação e chefia de equipa de diversos organismos do Ministério da Educação e Ciência, com especial incidência nos ligados às temáticas da Informática, Recursos Digitais e Tecnologias Educativas.

Desde 2014, é Diretor-Geral de Educação.

JOSÉ TEIXEIRA

José Teixeira é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves. Desde há 12 anos tem desenvolvido o Clube do Ensino Experimental das Ciências, com o intuito de conciliar as vias de aprendizagem formal e não formal. Este projeto interdisciplinar e transversal é aberto à comunidade e às iniciativas dos alunos e professores.

José Teixeira foi o vencedor da primeira edição do Global Teacher Prize Portugal, em 2018, prémio que distingue professores que tenham desenvolvido iniciativas inovadoras para solucionar desafios educativos em contexto escolar.

JORGE ASCENÇÃO  (Presidente da CONFAP)

Jorge Ascenção possui Licenciatura em Gestão Financeira, pelo Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, a parte curricular do Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão da  Faculdade de Economia do Porto e Pós-graduações em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, pela Universidade Católica do Porto, e em Sistema Integrados de Gestão, pela Universidade Fernando Pessoa.


É Presidente do Conselho Executivo da CONFAP ̶  Confederação Nacional das Associações de Pais

LUÍSA UCHA

Licenciada em Geografia e Mestre em Ciências da Educação, Área de Tecnologias Educativas, Luísa Ucha foi coautora de programas e orientações curriculares da disciplina de Geografia, tem integrado, desde 1994, diversos grupos de trabalho, equipas de missão e comissões de acompanhamento ou coordenação do Ministério da Educação e Comissão Europeia, UNICEF e OCDE e exerceu funções técnico-pedagógicas na DGIDC (Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), onde foi Diretora de Serviços de Desenvolvimento Curricular.

Presentemente, é Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Educação.

MARIA DULCE GONÇALVES

Doutora em Psicologia da Educação, Psicoterapeuta e Psicóloga Educacional, com especialização em Dificuldades na Aprendizagem, Maria Dulce Gonçalves ensina e investiga na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se nas Dificuldades na aprendizagem e no Aconselhamento educacional.

PEDRO ROSÁRIO

Pedro Rosário é Doutor em Psicologia da Educação e Professor do Departamento de Psicologia Aplicada da Universidade do Minho, na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução.

A sua investigação centra-se no impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, com especial enfoque na autorregulação da aprendizagem.

Participa em vários projetos de investigação nacionais (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal) e internacionais (MCyT, MEC, CAPES), desenvolvendo recursos instrutivos úteis para o fomento de aprendizagens autónomas e autorreguladas.