20 JANEIRO 2024 (sessão online síncrona de 4h30) | |
14:00 – 14:15 | Abertura da atividade |
14:15 – 15:30 | Debate sobre a importância da educação para a inclusão, integração e construção de uma verdadeira sociedade intercultural Ana Gomes, jurista, antiga diplomata e política portuguesa |
15:30 – 15:45 | Intervalo |
15:45 – 16:30 | Crianças migrantes: aprendizagem da língua, aprendizagem através da língua Otília Sousa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa |
16:30 – 17:00 | Debate |
17:00 – 17:15 | Intervalo |
17:15 – 18:00 | Educação escolar e migração Sandra Mateus, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa |
18:00 – 18:30 | Debate |
27 JANEIRO 2024 (sessão online síncrona de 4h30) | |
14:00 – 14:15 | Prestação de informações quanto à avaliação dos formandos |
14:15 – 15:00 | Integração e aprendizagem de alunos migrantes Maria João Barroso Hortas, Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa |
15:00 – 15:30 | Debate |
15:30 – 15:45 | Intervalo |
15:45 – 16:30 | Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE) Luís Tinoca, Universidade de Lisboa – Instituto de Educação |
16:30 – 17:00 | Debate |
17:00 – 17:15 | Intervalo |
17:15 – 18:00 | Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares – pistas para a caracterização e didatização do português como língua veicular Fausto Caels, Instituto Politécnico de Leiria |
18:00 – 18:30 | Debate |
Sessão assíncrona de 4 horas: Comentário crítico individual, mediante guião (descarregue aqui). |