VIII COLÓQUIO RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA:
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS
ACESSO: Sessões em direto, online, através da aplicação Zoom, nas hiperligações indicadas por correio eletrónico
Dia 22 de janeiro de 2022 (sessão online síncrona de 4h30)
14:00 – 14:15 Abertura da atividade e prestação de informações quanto à acreditação e avaliação
14:15 – 15:00 “Educação digital para uma escola mais inclusiva”, Paulo Dias (Univ. Aberta)
Moderação: Sónia Alves
15:00 – 15:30 Debate
15:30 – 15:45 Intervalo
15:45 – 16:30 “Três anos após o Decreto-Lei n.º 54/2018“, Ana Botinas e Isabel Fidalgo (Equipa Regional do Centro para a AFC)
Moderação: Manuela Alves
16:30 – 17:00 Debate
17:00 – 17:15 Intervalo
17:15 – 18:00 “Plano 21|23 Escola+ – oportunidades de diferenciação para a inclusão ”, Sónia Alves (CFAE Coimbra Interior, Equipa Regional do Centro para a AFC)
Moderação: Margarete Rodrigues
18:00 – 18:30 Debate
Dia 29 de janeiro de 2022 (sessão online síncrona de 4h30)
14:00 – 14:15 Abertura da atividade e prestação de informações quanto à avaliação
14:15 – 15:00 “Criar ambientes de educação inclusiva: O caminho que fizemos e o que precisamos de fazer”, David Rodrigues (Conselho Nacional Educação)
Moderação: Cristina Simões
15:00 – 15:30 Debate
15:30 – 15:45 Intervalo
15:45 – 16:30 “Contributos do modelo de ensino híbrido para a diferenciação pedagógica”, José Alberto Lencastre (Univ. do Minho)
Moderação: Manuela Alves
16:30 – 17:00 Debate
17:00 – 17:15 Intervalo
17:15 – 18:00 ” Ensino híbrido mão-na-massa: alunos mais ativos em processos de aprendizagem”, José A. Valente (Univ. de Campinas)
Moderação: Margarete Rodrigues
18:00 – 18:30 Debate
Sessão online assíncrona de 4h: Produção de comentário crítico individual, mediante guião