Voltar a VIII Colóquio

Programa

VIII COLÓQUIO RESPONDER AOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA:

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS

ACESSO: Sessões em direto, online, através da aplicação Zoom, nas hiperligações indicadas por correio eletrónico

Dia 22 de janeiro de 2022 (sessão online síncrona de 4h30)

14:00 – 14:15      Abertura da atividade e prestação de informações quanto à acreditação e avaliação

14:15 – 15:00    “Educação digital para uma escola mais inclusiva”, Paulo Dias (Univ. Aberta)

Moderação: Sónia Alves

15:00 – 15:30      Debate

15:30 – 15:45      Intervalo

15:45 – 16:30    “Três anos após o Decreto-Lei n.º 54/2018“, Ana Botinas e Isabel Fidalgo (Equipa Regional do Centro para a AFC)

Moderação: Manuela Alves

16:30 – 17:00      Debate

17:00 – 17:15      Intervalo

17:15 – 18:00      Plano 21|23 Escola+ – oportunidades de diferenciação para a inclusão ”, Sónia Alves (CFAE Coimbra Interior, Equipa Regional do Centro para a AFC)

Moderação: Margarete Rodrigues

18:00 – 18:30      Debate

Dia 29 de janeiro de 2022 (sessão online síncrona de 4h30)

14:00 – 14:15      Abertura da atividade e prestação de informações quanto à avaliação

14:15 – 15:00     “Criar ambientes de educação inclusiva: O caminho que fizemos e o que precisamos de fazer, David Rodrigues (Conselho Nacional Educação)

Moderação: Cristina Simões

15:00 – 15:30      Debate

15:30 – 15:45      Intervalo

15:45 – 16:30      “Contributos do modelo de ensino híbrido para a diferenciação pedagógica”, José Alberto Lencastre (Univ. do Minho)

Moderação: Manuela Alves

16:30 – 17:00      Debate

17:00 – 17:15      Intervalo

17:15 – 18:00    ” Ensino  híbrido  mão-na-massa: alunos  mais  ativos em processos de aprendizagem”, José A. Valente (Univ. de Campinas)

Moderação: Margarete Rodrigues

18:00 – 18:30      Debate

Sessão online assíncrona de 4h: Produção de comentário crítico individual, mediante guião