III Encontro(S) Cidadania e Responsabilidade Socio Ambiental

[wds id=”2″]

“Os conteúdos abordados na ação realçam a importância que as diferentes perspetivas de encarar a cidadania assumem na compreensão dos problemas, de vária ordem, da nossa sociedade. Por outro lado, potenciam a atuação positiva dos indivíduos no meio que os rodeia e são pertinentes na formação pessoal e pedagógica de qualquer docente.”

(Augusto Pinto – EB 2.3/S Engº Dionísio Augusto Cunha – Canas de Senhorim)

Ver mais…


“Julgo que todas as sessões fizeram-me perspetivar de forma diversa a noção de cidadania, desde uma perspetiva cultural com as histórias de vida, do Professor Doutor Luís Alcoforado; à definição do próprio conceito pela acutilante explanação do Professor Doutor António Pita; à viagem magistral pela história da ciência, orientada pelo Professor Doutor Carlos Fiolhais; à cidadania digital com o Mestre Jorge Almeida, com os sucessos e perigos que daí advém; até à cidadania e ao debate competitivo que esta promove com o Doutorando Ary Fontoura; à incursão da cidadania no desporto com o Professor Doutor Manuel Sérgio; à elucidação dos principais paradoxos da educação pela mão da Dr.ª Emília Brederode Santos, culminando na visita de campo pela Mata da Margaraça, ilustrada pelas indicações extraordinárias do Professor Doutor Jorge Paiva.

O motivo que me levou, de novo, a inscrever-me nos Encontros de Cidadania e Responsabilidade Ambiental foi precisamente a necessidade sentida de fazer uma reflexão conjunta alicerçada em diferentes perspetivas e olhares que enriquecem todos quanto neles participam. Estamos comprometidos com a sociedade onde estamos enraizados, com os desafios éticos que se nos colocam, com a salvaguarda da cidadania e dignidade de todo o ser humano. Os conceitos que foram abordados e debatidos durante a comunicação escolhida e todas as demais impelem-me a observar a realidade com um outro sentido.”

(Carla Cristina Marques de Almeida Figueiredo – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital)

Ver mais…


“Este tema – “Paradoxos da Educação para a Cidadania” foi por mim selecionado porque o considero muito relevante não só como docente mas também como Diretora de Turma. Vi a apresentação deste tema como um espaço que permitiu a troca de saberes, de experiências variadas e também permitiu a ligação com o meio sociocultural e escolar o que levou ao enriquecimento pessoal e profissional valorizando o meu papel de educadora, possibilitando, simultaneamente, a reflexão pessoal, a prática interdisciplinar e a cooperação.”

(Carla Carvalho – Agrupamento de Góis)

Ver mais…


“Reconheço à partida que a sensibilização/ informação sobre os diferentes roteiros temáticos abordados, nestes encontros, à luz da cidadania e responsabilidade socio ambiental, poderão contribuir grandemente, no contexto das minhas práticas letivas, para a criação de uma maior responsabilização socio ambiental no exercício da minha cidadania, bem como uma maior consciencialização do que é ser cidadão pleno, na sociedade global, em que me encontro inserida.”

(Filomena Geraldes – Agrupamento de Góis)

Ver mais…


“Num período de grandes mudanças sociais, familiares e educativas, em que a infância parece estar cada vez mais preenchida por atividades estruturadas, focadas no exercício intelectual, sem que se envolva a mobilização do corpo da criança nem a ponderação de valores inerentes ao desporto e à cidadania como fatores de enriquecimento da sociedade e da cultura, pareceu-nos fundamental problematizar o valor e pertinência da motricidade humana enquanto ferramenta de desenvolvimento e mecanismo de formação permanente de cidadãos que se pretendem conscientes, livres, responsáveis e participativos.”

(Florbela Esteves – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho)

Ver mais…


“O tema abordado nesta sessão foi muito pertinente e actual, e concomitantemente, como cidadão e professor, muito útil pois tenho o dever de dar o meu contributo para formar discentes, com uma boa cultura científica, que questionem “as coisas que são obviamente dadas como verdadeiras ou verdades inquestionáveis”. Sensibilizou-me igualmente para necessidade de apostar em ciência, de forma a garantir o desenvolvimento científico e tecnológico e, consequentemente, a prosperidade económica e a competitividade internacional de Portugal.”

(José Carlos Gonçalves Santos – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital)

 Ver mais…


“O motivo da frequência desta formação deve-se a ter estado presente nos I e II Encontros e, sem qualquer dúvida, ousar dizer que os painéis de oradores se situaram no mais alto nível de qualidade, a qual enriquece, sobremaneira, o nosso perfil de atuação enquanto docentes, em particular e, como seres humanos, em geral.

O percurso formativo realizado ao longo das sessões dos III Encontro(s) levou à criação cada vez mais sustentável de uma articulação de saberes oriundos das várias comunicações. Assim, esta Ação de Formação contribuiu, decisivamente, para o meu enriquecimento como docente ao ajudar-me a ter uma visão cada vez mais humana, integradora e autorreflexiva perante a realidade cada vez mais exigente com a qual estamos confrontados, isto é, a nobre arte de educar/ensinar.

(José Carlos Simões – Agrupamento de Tábua)

Ver mais…


“O tema “Encontros de Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental” suscitou-me interesse por saber do meu papel enquanto formadora, enquanto mãe e, principalmente enquanto defensora ambiental. Sei que o futuro deste país passa por conseguirmos formar, hoje, cidadãos ativos, conscientes, responsáveis e críticos. Sei que a tarefa não é fácil atendendo aos problemas sociais, familiares e de valores, que a atual crise veio agravar, mas a formação continuada, a reflexão e a partilha de vivências proporcionadas por estes momentos de formação são uma mais-valia e, com toda a certeza, aproximam-me mais de alcançar esses objetivos, conduzindo ainda à essencial reflexão e a uma autoavaliação em termos de competências pessoais e profissionais.”

(Maria da Conceição Fortunato Ribeiro de Assunção – Agrupamento de Escolas de Arganil)

Ver mais…


“Os terceiros Encontros de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental revelaram-se, neste ano, de uma abrangência enriquecedora, uma vez que os vários palestrantes propuseram percursos pedagógicos e abordagens de conteúdos subjacentes à construção de um mundo, em última análise, mais consciente e responsável.

Sabendo que o espaço escolar requer lideranças preparadas para enfrentar os desafios educativos que o presente e o futuro exigem, foi com curiosidade, interesse e vontade que me inscrevi nestes encontros, pois é cotejando outras visões do mundo e da participação humana que podemos discernir práticas de cidadania socioambiental que se manifestam conscientes e responsáveis em várias áreas do conhecimento”

(Maria Leonor Costa Simões – Agrupamento de Escolas de Arganil)

Ver mais…


“Estou, pois, muito grato ao Ary Ferreira da Cunha por, através da sua excelente comunicação, nos ter trazido esta “novidade” chamada “debate competitivo” e, com a mais profunda sinceridade, desejo que o movimento não seja somente mais uma moda passageira mas cresça e perdure, de modo a contribuir para que cada vez mais tenhamos cidadãos de facto, que melhor saibam pensar, falar e intervir. Estarei sempre pronto a colaborar, divulgando o movimento e as suas iniciativas.”

(Norberto Boaventura Martins de Almeida – Agrupamento de Escolas de Oliveira)

Ver mais…


“A frequência da ação de formação III Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental teve como objetivo principal a minha atualização profissional, com vista à mobilização dos conteúdos que a enformam na prática didático-pedagógica e à melhoria da aprendizagem dos alunos.”

(Rui Marques de Abreu– Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho)

Ver mais…


É com grande convicção que fazemos um balanço cabalmente positivo destes três dias de enriquecimento pedagógico, científico, patrimonial e cultural. Aprouve expetativas que formamos, sobretudo no que se refere à partilha de experiências que, sem dúvida, esteve sempre presente nestes dias. Devemos dizer, que nalguns aspetos essas expetativas foram superadas, nomeadamente no que se refere a comunicações que consideramos com ideias pioneiras e no percurso pedagógico que representou o culminar da formação.

(Sara Mota Gameiro – Agrupamento de Escolas de Arganil)

 Ver mais…


“Nestas sessões/Encontros de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental é tarefa difícil eleger/escolher um tema, uma vez que todos eles são sempre do meu agrado, não só pela qualidade ímpar dos oradores/formadores mas também pelo meu enriquecimento como profissional com responsabilidades na construção/desenvolvimento de cidadãos cada vez mais efetivamente empenhados numa atuação social e ambiental em que a ética deverá ser naturalmente uma constante.”

(Virgínia Azevedo– Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho)

Ver mais…